Editorial: Setembro de 2015

Caras Leitoras e Caros Leitores,

tumblr_mn9ax7tvR51r2q6z1o1_500Em 2004 o então presidente Lula aceitou que o Brasil chefiasse as tropas da ONU que supostamente levariam a paz para o Haiti. Mesmo diante a todo crítica dos organismos de direitos humanos do mundo todo as tropas só devem deixar o país em 2016 quando completam-se 12 anos de ocupação militar. Neste mesmo período muitos haitianos buscaram refugio no Brasil diante do cenário de miséria do país mais pobre das Américas. Mas aqui encontram um cenário de xenofobia e racismo contra essa população já tão sofrida. O racismo no Brasil que permite que os gringos (ricos) venham aqui explodam (ou explorem) o país inteiro e ainda receberão festa como disse um ator hollywoodiano.

A hipocrisia permite ainda uma comoção com a foto de capa do menino Aylan Kurdi, morto enquanto fugia da guerra na Síria e ao mesmo tempo um tratamento de perseguição ao refugiado aqui no Brasil (dos 7,7 mil refugiados no país ao menos um quarto é sírio).

A nossa matéria de capa deste mês vem fazendo exatamente este debate. O texto de Raphael Faé Baptista, um filosofo de olhar crítico à realidade contemporânea que traça em seu texto os elementos mais pr-fundos de uma verdadeira caridade. Para o autor não basta que as classes abonadas doem parte de seus privilégios, embora essa postura seja necessária num país em que se contesta o fato de 1% do BIP ser destinado a bolsa de combate a miséria enquanto 60% é pago de juros e amotizações da divida pública. Faz-se necessário um olhar diferente sobre a ideia de propriedade, para que nenhum ser humano viva sem o mínimo para sua dignidade.

O Jornal deste mês nos faz lembrar a história das crianças de uma tribo africana em que um pesquisador propôs uma corrida e quem vencesse ganharia um cesto de doces. Na largada, as crianças deram-se as mãos e juntas foram até o cesto. Uma delas disse ao Antropólogo, “Ubuntu, como uma de nós poderia estar feliz sem que todas também estejam felizes?” Ubuntu é o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos. Temos muito a aprender ainda!

Ubuntu para todos,

Felipe Sellin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s