Editorial: Fevereiro de 2015

CARAS LEITORAS E CAROS LEITORES,

tumblr_mn9ax7tvR51r2q6z1o1_500Primeiro, confessamos nossa surpresa com a repercussão obtida, e agradecemos a todos que responderam positivamente ao lançamento deste periódico. Lembramos ainda que os artigos aqui apresentados expressam a opinião de seus autores, opinião  essa que busca estabelecer um diálogo  com os temas da atualidade sobre as lentes do espiritismo.

Nesta segunda edição, queremos explicar o título do jornal, “Crítica Espírita”. Em sentido filosófico, crítica é a capacidade humana de julgar, analisar, distinguir. Com ela, seres humanos conseguem falar que algo é bom ou mau, positivo ou negativo, certo ou errado. Também possibilita reconhecer os limites de um objeto ou uma situação e, daí, procurar superar as problemáticas identificadas. Em sentido mais profundo, significa compreender que a vida envolve tensões, dilemas, e que a escolha de um caminho significa renunciar a outros, também importantes.

A humanidade teve grandes críticos, que analisaram a sociedade, distinguiram o que havia de melhor e de pior, e propuseram os caminhos de superação. Um deles foi Sócrates, morto pelas estruturas de poder jurídico por ter dito que não havia democracia em Atenas. Outro foi Jesus, que criticou profundamente o farisaísmo, o machismo e a hipocrisia das sociedades judaica e romana, também morto pelas estruturas de poder religiosa e jurídica de seu tempo.

Assim, se o espiritismo tem Sócrates como precursor, e pretende reviver Jesus com plenitude, sua essência só pode ser a da crítica à sociedade contemporânea, que continua farisaica, machista e hipócrita. Portanto, qualquer reflexão sóbria sobre o mundo começa pela crítica, e a visão espírita é, na sua gênese, a crítica a esse mundo, onde ainda há fome, miséria, guerras e violências. Esse desafio se torna ainda mais complicado no contexto brasileiro, que não possui a cultura do debate e da autodeterminação.

Boa leitura!

Os Editores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s