Editorial: Janeiro de 2015

CARAS LEITORAS E CAROS LEITORES,

tumblr_mn9ax7tvR51r2q6z1o1_500Apresentamos o Jornal “Crítica Espírita” que buscará proporcionar uma leitura crítica da sociedade e do pensamento humano, pelas lentes do espiritismo, e do próprio espiritismo, pelas lentes da sociedade e do pensamento humano.

Acreditamos que num planeta de provas e expiações, onde ações individuais e coletivas são construídas sob o orgulho e o egoísmo, as relações individuais e sociais não permitem a emancipação, a liberdade e a fraternidade num sentido pleno. Ao contrário, na base delas está o domínio, explícito ou não, de um sobre o outro. Por isso, parecemos equivocados aqueles que “vivem bem” nesse ambiente, que não sentem nenhuma inadequação. Parecemos mesmo iníquos o conformismo e o comodismo com este mundo, absurdamente violento e desigual, e isso precisa ser, no mínimo, debatido.

Este jornal mensal, ao trazer à luz essas questões, terá, basicamente, três seções. A primeira é o “Editorial”, objetivando expor a opinião dos editores sobre os assuntos tratados, além de apresentar as opiniões dos leitores. A segunda é a “Matéria da Capa”, contendo artigo opinativo sobre temas de espiritismo e direito, filosofia, sociedade, movimento espírita e atualidades. Nesta edição inaugural, o sociólogo  Felipe Sellin, discorrerá sobre uma tensão entre teoria e prática espírita. Para ele, se o espiritismo se radica numa tradição filosófica que promove profunda crítica social, o que há no movimento espírita é, na prática, um generalizado discurso de dominação e de conservação das estruturas sociais injustas.

A terceira é a “Entrevista”, na qual queremos dar visibilidade a pessoas que promovam abordagens críticas – científica e filosófica – do espiritismo, ou que realizem ações de transformação social. De início, o público conhecerá Alysson Leandro Mascaro, jurista, filósofo do direito e conferencista espírita, que integra importante linha de pensamento crítico espírita atual.

Por fim, este jornal é feito, principalmente, para aqueles que sentem que este planeta deveria ser melhor, e que suas estruturas precisam ser repensadas. Por isso, leia, reflita, interaja, critique e apresente sua opinião, pois temos uma certeza: ninguém é dono da verdade. Afinal, o que é a verdade?

Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s